Você Sabe o que é Endomarketing?

Você Sabe o que é Endomarketing? A necessidade do Endomarketing

Publicado por Tiago Oaks
11/07/2017 | Endomarketing

Segundo seu Criador, Saul Bekin, endomarketing consiste em ações de marketing voltadas ao público interno da empresa, com o fim de promover, entre seus funcionários e departamentos, valores destinados a servir o cliente.

É uma criação brasileira, que emergiu de uma necessidade de ressintonizar e reorientar objetivos de modo a reformular o lado interno da empresa.

Endomarketing é uma das mais novas áreas da administração e busca adaptar estratégias e elementos do marketing tradicional, normalmente utilizado no meio externo, no meio interno, criando fidelidade e comprometimento.

Quanto mais satisfeito esse funcionário estiver com seu trabalho e suas condições dentro da empresa, mais motivado ele estará

Tiago Oaks

É uma área diretamente ligada à de comunicação interna, que alia técnicas de marketing a conceitos de recursos humanos.

De uma maneira rasa, o endomarketing pode ser considerado como ações mercadológicas e de comunicação, que definem como cliente não o consumidor final da sua empresa, mas o próprio funcionário, buscando assim fidelizá-lo à sua companhia.

Em outras palavras: Endomarketing é a ferramenta usada pela empresa para fazer seu funcionário verdadeiramente “vestir a sua camisa”.

Para que serve o Endomarketing?


Como já dissemos a principal razão do Endomarketing é fazer o funcionário vestir a camisa da empresa, mas o que isso quer dizer nos dias de hoje?

Vestir a camisa de uma empresa é fazer parte dela, não só na folha de pagamento, ou no cartão de visitas.

É preocupar-se com o crescimento daquele ambiente de trabalho como se ele fosse seu.

O Endomarketing busca aumentar a satisfação do funcionário com soluções simples, comunicação clara e envolvente. Quanto mais satisfeito esse funcionário estiver com seu trabalho e suas condições dentro da empresa, mais motivado ele estará, e isso se refletirá em seu dia a dia, não só no ambiente profissional, mas em suas conversas com seus familiares e amigos.

Um funcionário motivado, sente-se valorizado, e um funcionário valorizado se empenha em realizar seu trabalho com excelência.

Como aplicar o Endomarketing em sua empresa.

Primeiramente é preciso entender as necessidades e dificuldades em sua empresa, não para o lucro ou eficiência na venda, mas ter um olhar mais humano com aquelas pessoas que trabalham lá dentro.

Aconselhamos que contrate uma agência especializada em endomarketing para cuidar desse departamento, contudo, caso isso não seja possível, você mesmo pode iniciar a mudança dentro de sua empresa.

É como pensar que a empresa é o corpo de um atleta: Talvez ele funcione muito bem, seu coração está excelente, o pulmão é uma máquina! Mas ao final do dia, esse grande atleta chora todas as noites antes de dormir, por que se sente solitário. Inicialmente isso não afetará sua performance, mas com certeza essa tristeza será somatizada e em breve afetará seu desempenho.

Ao analisar a sua empresa deve-se buscar pensar no que pode ser melhorado para a qualidade de vida do funcionário. Isso nem sempre vem atribuído de custos: Uma mudança de vestuário com casual day, ou então uma flexibilidade no horário de entrada e saída já pode fazer toda a diferença.

Veja seu funcionário como público e não empregado.

Ouça o que o torna insatisfeito, e tente dar atenção a isso, mostre que se importa!

Muitas vezes a sugestão de seu funcionário não será útil somente a ele, mas a mudança e de uma máquina do lugar pode até mesmo melhorar a eficiência da sua produção.

Incentive Funcionários Talentosos!

Talvez o profissional que você procure no mercado esteja ali na sua empresa:

Ursula Burns, CEO da Xerox começou sua carreira como estagiária da mesma companhia, que apostou nela, e a lapidou. Hoje, ela é a primeira mulher afrodescendente a estar presente na lista Fortune 500 da Forbes.

Reconheça e recompense seus funcionários quando eles se destacarem, dê a eles algo além do trivial, mostre que eles se importam, e você verá que com o passar do tempo, eles se importaram com o seu negocio, como se fosse deles próprios.

NÓS DA INFINITY SOMOS ESPECIALIZADOS EM ENDOMARKETING DESDE O DESENVOLVIMENTO DAS AÇÕES ATÉ A CRIAÇÃO DE APRESENTAÇÕES, VÍDEOS MOTIVACIONAIS E MATERIAL PARA TREINAMENTO.

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Sobre o Autor

Tiago Oaks

Publicitário formado pela ESPM, leitor compulsivo, escritor apaixonado e RPGista fanático. Fã de Super-Homem (sim, ele dá um pau no Batman!), The Elder Scrolls (Skyrim rules!) e Star Wars (prefiro o universo expandido!). Morre de medo de Zumbis e (embora não admita) caminha pelas ruas escolhendo o melhor lugar para montar uma fortaleza quando o mundo for dominado por mortos-vivos! Amante de Bonsais e um contador de todos os tipos de histórias (mas que sempre puxa para o épico).


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