Conheça o Storytelling

Conheça o Storytelling Entenda como o ato de contar histórias pode alavancar suas vendas

Publicado por Tiago Oaks
28/11/2017 | Marketing Direto

Embora o termo storytelling tenha ficado popular no mercado somente nos últimos anos, algumas das marcas mais influentes do mundo já perceberam, há algum tempo, a necessidade de entreter seus clientes e prospectá-los utilizando a forma mais antiga de marketing: o ato de contar histórias!

Segundo a empresária e empreendedora americana Susan Gunelius:

“O storytelling  como parte das iniciativas direta e indireta de marketing tornou-se uma prioridade estratégica".

Mas, afinal, o que é storytelling?

Em poucas palavras, storytelling é o ato de contar histórias, desde chapeuzinho vermelho até Os Lusíadas, de Camões, abrangendo cinema e televisão. O mundo vive e evolui contando histórias.

Com o crescimento das redes e mídias sociais, fica cada vez mais difícil seduzir e cativar o seu cliente. As empresas passaram a tentar criar conteúdos mais interessantes para atrair e fidelizar seus consumidores. Assim surgiu esse ramo da publicidade fascinante e um dos mais eficazes e fundamentais do mercado. O storytelling é a forma perfeita para que a personalidade da sua marca brilhe. É onde vendemos ao consumidor nosso conceito, nossas ideias e nossos princípios.

A Red Bull é um excelente exemplo: com suas propagandas divertidas e com sua comunicação arrojada, a marca de energéticos transmite claramente seus ideais e conceitos sem nunca explicar os efeitos e características do produto. Sua conta do Instagram é uma das mais populares do mundo, e seu grau de compartilhamento é altíssimo, porém raramente você verá uma latinha de energético no perfil.

Damien Dally, gerente regional britânico da Jeep U.K., em entrevista à Forbes, declarou: "O storytelling, na indústria automotiva, tem sido chave em nossas campanhas já há algum tempo, especialmente desde o advento das mídias sociais”. Vendendo o conceito de aventureiros e transmitindo seus valores em suas campanhas, a gigante automotiva mantém-se como protagonista do mercado e transmite essa ideia aos seus consumidores por meio da mídia.

Quando o storytelling é bem feito, ele agrega um valor à marca que poucas outras formas de marketing são capazes de conseguir. Isso pode variar desde garantir que sua empresa seja conhecida como uma empresa que entrega resultados de qualidade, até transmitir a ideia de que sua empresa é melhor que seus concorrentes.

Um dos melhores exemplos desse posicionamento e de um storytelling que há anos vem sendo muito bem aplicado no Brasil é um bordão simples – mas eficaz – que você provavelmente já ouviu:

“Não é assim, uma Brastemp”.

Pronto! Uma frase simples, pequena e temos uma marca que até hoje é sinônimo de qualidade e confiança.

É o desejo de toda marca que os seus clientes voltem e consumam novamente. E o "novamente" pode se manifestar de várias maneiras, incluindo o aumento de vendas, é claro.

Segundo a Forbes, os norte-americanos consomem mais de 100.000 palavras digitais todos os dias, contudo 92% deles dizem que querem marcas que contem histórias com essas palavras.

Cada vez mais marcas buscam youtubers para atingir um público maior, como é o caso da parceria recente do McDonald’s com Phellyx, um youtuber com mais de 100.000 inscritos que gravou diversos vídeos respondendo a e-mails para esclarecer algumas lendas urbanas que sempre envolveram a rede de fast food (como o hambúrguer de minhoca), além de mostrar como funciona uma loja. Foi uma maneira divertida e até leve de mostrar aos seus clientes o controle de qualidade e a confiabilidade do estabelecimento. O vídeo inaugural tem quase 200.000 visualizações. Tudo isso sem vender hambúrgueres!

É importante que a história a ser transmitida pela marca vá além do “compre-me”! Ela precisa conquistar o consumidor: não somente convencê-lo a comprar uma vez, mas fazê-lo repetir essa compra várias e várias vezes.

Consulte-nos. Teremos enorme prazer em contar sua história!

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Sobre o Autor

Tiago Oaks

Publicitário formado pela ESPM, leitor compulsivo, escritor apaixonado e RPGista fanático. Fã de Super-Homem (sim, ele dá um pau no Batman!), The Elder Scrolls (Skyrim rules!) e Star Wars (prefiro o universo expandido!). Morre de medo de Zumbis e (embora não admita) caminha pelas ruas escolhendo o melhor lugar para montar uma fortaleza quando o mundo for dominado por mortos-vivos! Amante de Bonsais e um contador de todos os tipos de histórias (mas que sempre puxa para o épico).


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